Guia para escolher o Notebook Ideal

Publicado em 25 de julho de 2012 por Elievelton Da Silva 


WP Greet Box icon
Olá Visitante! Você é novo por aqui, talvez queira assinar o nosso RSS Feed para receber todas as nossas atualizações. Ou se preferir receba nossas atualizações por e-mail. É grátis!

 

O que observar na configuração do seu notebook

Processador para seu notebook

Notebooks são normalmente chamados pelo nome do processador que possuem. Geralmente feito por Intel ou AMD, o processador é o principal hardware (componente físico) do seu computador. Ele executa os milhões de cálculos que seu computador portátil faz a cada segundo. A velocidade do processador é geralmente expressa em gigahertz (GHz).

Por exemplo, um notebook com processador Intel Core 2 Duo 2,26 GHz  tem um chip da Intel, que é dual core e roda a 2,26 GHz. Boa parte dos processadores de hoje são dual core, o que significa que eles são na verdade dois processadores dentro de chip que compartilham a carga de trabalho exigida do seu CPU.

A velocidade do processador é um dos grandes responsáveis pelo desempenho do seu notebook, por isso, se você está procurando uma máquina de alto desempenho ou você está atrás de algo que vai durar por alguns anos, compre um notebook com um processador mais rápido.

É claro que você deve manter um equilíbrio entre a qualidade do processador e a quantidade de memória RAM do seu notebook. Esses dois componentes desempenham o papel mais importante na determinação da velocidade de seu notebook, e não existe muita vantagem em ter um processador potente se você não combiná-lo com uma boa quantidade de RAM.

Alguns dos mini-notebooks e netbooks agora disponíveis possuem processador Intel Atom. Chips Atom são projetados especificamente para dispositivos móveis e tem como objetivo oferecer um desempenho razoável enquanto aumenta a vida útil da bateria.

Nós preferimos os processadores Intel core, e deles o notebook i5.

Memória RAM do notebook

RAM é a memória de curto prazo do seu notebook. É usada para armazenar informações enquanto você está usando o computador (o disco rígido é usado para armazenamento de arquivos de longo prazo). Conseqüentemente, a quantidade de RAM que seu notebook possui determina quantas tarefas diferentes poder ser simultaneamente realizadas.

Tenha de memória RAM tanto quanto você pode pagar – o ideal seria pelo menos 2GB. Isto tornará mais fácil de copiar DVDs enquanto você estiver navegando na net, atualizando seu software de segurança e enviando e recebendo e-mails.

Geralmente é possível adicionar mais memória RAM ao seu notebook, mas isso é mais complicado do que a adição de memória para um PC desktop, assim você pode precisar de um técnico de informática para fazer isso por você.

O ideal é escolher um notebook com pelo menos 4GB de RAM. É sempre melhor comprar o notebook ideal que peças para notebook ou acessórios para notebook depois, por que a atualização do aparelho pode sair muito caro, às vezes não muito mais caro que comprar um computador novo.

Disco rígido (HD) do notebook ideal

A unidade de disco rígido proporciona memória de longo prazo para armazenamento de dados – medida em gigabytes (GB). É nessa memória onde o sistema operacional e aplicativos (programas) são armazenados, bem como arquivos, como músicas, fotos e documentos.

Recomendamos obter um mínimo de espaço em disco rígido de 250GB. É espaço suficiente para armazenar vídeos, fotos de alta resolução, música e softwares pesados no seu notebook. Se esse espaço não for suficiente, você pode sempre comprar um HD externo, que permite armazenar arquivos fora do seu computador.

Netbooks e mini-notebooks possuem um espaço de armazenamento menor, uma memória SSD que oferece muitas vezes apenas 20 GB. É uma tecnologia diferente usada para economizar energia, uma vez que o maior benefício dos netbooks é a portabilidade.

Se você irá apenas usar o netbook para trabalho, isso não deve ser um problema, mas os arquivos grandes, como videoclipes, o espaço pode não ser suficiente.

Drives ópticos

Os notebooks vêm com um drive de DVD que permite gravar dados e mídia em CDs e DVDs. Apenas os modelos mais baratos não vêm com gravador de DVD.

Um gravador de DVDs é útil para fazer seus próprios vídeos, bem como para fazer backup de grandes quantidades de dados, uma vez que os DVDs podem armazenar muito mais informações do que CDs.

Os melhores notebooks incluem um drive Blu-ray para que você possa assistir a vídeos em alta definição (HD) no seu aparelho.

Slot para Cartão para Gráficos

Se você quiser jogar games ou usar um software de edição de vídeo em seu notebook é melhor comprar um computador com uma placa gráfica separada.
Placas gráficas, como os da nVidia e ATI, tem sua própria memória, para que eles não ocupam a valiosa memória RAM do seu notebook.

Telas de notebooks

O tamanho da tela tem um impacto direto sobre o tamanho do notebook. Um notebook padrão vem com um ecrã de 15 polegadas. Um notebook substituto para um computador de mesa pode vir com uma tela de 17 polegadas e os ultra-portáteis podem ter 12 polegadas. Netbooks podem ter telas de até 7”.

Os maiores permitem assistir a vídeos, filmes, ver imagens grandes, mas também a tela maior pode ser útil se você executa vários aplicativos ao mesmo tempo.

A maioria dos notebooks tem um soquete VGA ou mesmo uma saída DVI para que possa ligar seu notebook a um monitor externo.

Webcams

Muitos notebooks vêm com uma webcam integrada, logo acima da tela. As webcams devem ter uma resolução de pelo menos 2 megapixels.

Redes com Fio (Ethernet)

A maioria dos notebooks inclui uma tomada para conexão a uma rede com fio (Ethernet). É mais chamado de soquete de LAN.

Conectividade de rede sem fio (Wi-Fi)

A maior parte dos notebooks atuais inclui conectividade sem fio. Isto significa que você pode conectá-los à sua rede doméstica sem fio ou ir a um hotspot wireless para ter acesso à internet.

Boa parte dos notebooks conta com o protocolo sem fio 802.11n, mais recente e mais rápido, mas alguns modelos usam o protocolo 802.11g.

USB

Verifique se o notebook escolhido tem um número suficiente de portas USB e Firewire para conectar periféricos, como câmeras digitais, filmadoras, impressoras, teclados externos, mouse e HD externo.

Bluetooth

Você pode querer que seu notebook se comunique sem fio com dispositivos Bluetooth, como telefones celulares ou mouses sem fio. Para isso, precisa de Bluetooth embutido, e a alternativa é comprar um Bluetooth separado.

Teclados de notebooks

Os teclados de notebooks são menores e mais apertados que os de computadores de mesa. Isso pode ser um problema se você trabalhar digitando textos.

É claro que sempre é possível comprar um teclado acessório e conectá-lo via USB ou Bluetooth ao seu notebook.

Touchpads

Os notebooks vem com um touchpad no lugar de um mouse. É uma área retangular com superfície lisa e sensível ao toque que substitui o mouse. Algumas pessoas podem preferir conectar um mouse ao notebook via USB.

Vida útil da bateria

Um notebook pode ser ligado a uma tomada, mas ele também possui uma bateria para quando você estiver longe de uma tomada ou quando faltar energia elétrica.

As matérias são normalmente de íon de lítio ou polímero de lítio e costumam durar duas horas. As melhores funcionam por de 5 a 6 horas. MacBooks, os notebooks da Apple, têm uma bateria que pode durar mais tempo, mas também são muito mais caros.

Também baterias maiores, e que duram mais tempo, também são mais pesadas.

Sistemas operacionais (OS)

Este é o software que faz seu computador funcionar. Os MacBooks da Apple vêm com o OS X, enquanto os notebooks vêm com um sistema operacional da  Microsoft, como o Vista ou o Windows 7. Alguns netbooks vêm com uma versão do Linux instalada.

O OS X é mais intuitivo, mais fácil, o Microsoft é mais personalizável, enquanto o Linux é mais para gente que entende de informática e gosta de personalizar e configurar muito bem a sua máquina.

Você pode depois comprar mais acessórios, mochilas para notebooks, skins, personalizar o seu computador por fora e por dentro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe Agora esse conteúdo com seus amigos
Este artigo foi arquivado em Notebooks

Trackbacks

    Deixe o seu Comentário