Fenda gigante na África irá criar um novo oceano

Publicado em 4 de agosto de 2015 por Elievelton Da Silva 


WP Greet Box icon
Olá Visitante! Você é novo por aqui, talvez queira assinar o nosso RSS Feed para receber todas as nossas atualizações. Ou se preferir receba nossas atualizações por e-mail. É grátis!

Geólogos que trabalham na Etiópia constataram que uma fenda de 56 km de comprimento e 6 metros de largura que se abriu em 2005 está em constante expansão e permitirá que um novo oceano se forme – e ele poderá dividir o continente africano.

O deslocamento de rocha derretida abaixo da superfície da Terra, causado pela erupção do vulcão Dabbahu em 2005, no norte da fenda, foi o que causou a fratura na remota região de Afar, na Etiópia e, conforme essas erupções subterrâneas continuam, a fenda continuará aumentando – e em cerca de 10 milhões de anos irá criar uma África muito diferente, de acordo com os pesquisadores.

A erupção vulcânica não atingiu a superfície. Em vez disso, o magma foi criando seu caminho pelo subsolo, abrindo a fenda. Eventualmente, a abertura pode chegar à costa leste da Etiópia, e isso a fará se encher com as águas do oceano Índico, inundando toda a área.

Felizmente, isso deve demorar muito para acontecer. Segundo os pesquisadores, a cratera só atingirá o tamanho do Mar Vermelho daqui a 4 milhões de anos. A ideia é que o Mar Vermelho acabará por verter para o novo oceano, que o ligaria ao Golfo de Aden, um braço do Mar Arábico entre o Iêmen e a Somália, na África Oriental.

“Esta fissura é o início da abertura de um novo oceano que, dentro de alguns milhões de anos, se formará entre a África Ocidental e uma nova ilha gigante, a qual se moverá em direção ao Oceano Índico”, explica Dereje Ayalew, geólogo da Universidade de Adis Abeba. “Ninguém, até agora, teve a chance de estudar o nascimento de um novo oceano. Conhecemos aqueles que já estão formados, mas nunca pudemos observar um que estivesse na sua fase primordial”

Veja mais aqui: http://misteriosdomundo.org/fenda-gigante-na-africa-ira-criar-um-novo-oceano/#ixzz3htVJY7Q0

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe Agora esse conteúdo com seus amigos
Este artigo foi arquivado em Outros

Trackbacks

    Deixe o seu Comentário